Termina nesta quarta-feria o prazo para a realização das convenções partidárias, onde as siglas batem o martelo quanto aos encaminhamentos na corrida à majoritária e também ao Legislativo. Em Santa Maria, a expectativa para hoje à noite é a oficialização da candidatura de Evandro de Barros Behr, que concorrerá ao Executivo de Santa Maria pelo Cidadania. O advogado e empresário deve, ao que tudo indica, disputar o pleito ao lado de Carla Kowalski, que é do mesmo partido e tem sido um dos nomes à frente da elaboração do plano de governo da pré-candidatura dos dois.
Leia mais notícias sobre as eleições municipais de 2020
Também na quarta-feira mais duas pré-candidaturas serão oficializadas: de Marcelo Bisogno (PDT) e de Jorge Pozzobom (PSDB). O primeiro concorrerá pela segunda vez à prefeitura de Santa Maria. Bisogno deve disputar o pleito ao lado de Fabiano Pereira (PSB). Os dois ainda têm o apoio do PCdoB, PV e Rede. Já Jorge Pozzobom, atual prefeito do município, buscará um segundo mandato. Em 2016, o tucano elegeu-se na primeira decisão em segundo turno da história de Santa Maria. O tucano terá como vice o nome do empresário e engenheiro civil Rodrigo Decimo, que já presidiu o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) e a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism) por duas vezes. Decimo filiou-se, neste ano, ao PSL. A coligação em torno de Pozzobom ainda tem a adesão do Avante, DEM e PTB.
LISTAS
Outros dois partidos irão realizar suas convenções nesta terça-feira. O PCdoB anunciará apoio à pré-candidatura de Marcelo Bisogno (PDT). Os comunistas também divulgarão os nomes dos candidatos à vereança. Já o Partido Verde (PV) também seguirá o mesmo caminho do PCdoB ao estar junto com Bisogno. Porém, o PV não terá nomes para concorrer ao Legislativo.
Na de segunda-feira, outras duas siglas realizaram suas convenções. O DEM e o PTB, que apoiam na majoritária o PSDB de Jorge Pozzobom, deram os encaminhamentos finais. O PTB realizou ato presencial no Hotel Dom Rafael apenas com a presença dos candidatos a vereador e também da executiva do partido. Já o DEM optou por uma convenção presencial também e, igualmente, com restrições ao acesso na sede do Clube Cortintians.
Ainda na segunda-feira, o PSB de Fabiano Pereira se reuniu para decidir os rumos do partido.